Como Declarar IRPJ 2020: Passo a Passo, Quem deve declarar?

Como declarar IRPJ 2020? Para saber um pouco mais sobre esse imposto relacionado à pessoa jurídica, acompanhe a matéria a seguir. Você descobrirá como declarar IRPJ 2020 em um passo a passo fácil de entender e saberá quem deve declarar.

Como Declarar IRPJ 2020

Como Declarar IRPJ 2020

Antes de qualquer coisa, vamos entender um pouco o que é o IRPJ!

 IRPJ 2020

A sigla IRPJ refere-se à Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e nada mais é do que a prestação de contas dos rendimentos e bens de uma empresa referentes ao período fiscal do ano anterior.

O IRPJ 2020 é apurado com base no lucro, que pode ser real, arbitrado ou presumido. A alíquota do imposto é de 15% sobre o lucro apurado. Se o lucro exceder R$ 20 mil por mês, tem adicional de 10% sobre o valor.

Como Declarar IRPJ

Independente do tamanho da empresa é necessário especificar para a Receita Federal quais foram os gastos e quanto entrou de renda para a empresa no ano calendário. É importante ficar atento a como declarar IRPJ 2020 visto que a Receita Federal fica sempre de olho no Imposto de Renda 2020.


Quem deve declarar o IRPJ 2020

O IRPJ 2020 deve ser pago pelas empresas e pelos funcionários contratados, domiciliados no Brasil. É preciso que o imposto seja declarado até meados de abril, sendo que a empresa que não realiza a declaração obrigatória do IRPJ pode levar multas ou penalidades pelo atraso.

✓ Saiba tudo sobre o ITR 2020

Quem precisa declarar IRPJ 2020?

  • Pessoas jurídicas que realizam pagamentos de Impostos na fonte;
  • Envio de dinheiro ao exterior por empresários;
  • Empresas que realizam pagamentos para outras empresas, que envolva Cofins ou CSLL em sua contribuição;Quem deve declarar o IRPJ 2020

Mas então surge a pergunta: como declarar IRPJ 2020? Acompanhe no tópico a seguir!


Como declarar IRPJ 2020

Para declarar o IRRJ 2020 é preciso acessar o programa denominado PGD (Programa Gerador da Declaração). Esse software está disponível gratuitamente através do site da Receita Federal. Veja como declarar Imposto de Renda Pessoa Jurídica no tutorial a seguir.

  • Acesse o site da Receita clicando aqui;
  • Clique em “Atendimento pela internet”;
  • Clique em “Programa gerador”;
  • Acesse a opção “Programa Receitanet para transmitir via internet a declaração”;
  • Em seguida, baixe o programa relacionado ao período fiscal da declaração clicando em “Download do Programa DIPJ2014v1.0.EXE (8.945 KB)”;
  • Preencha as informações de acordo com o requerimento da Receita e faça a transmissão da Declaração IRPJ 2020.

Se você sentir dificuldades sobre como declarar IRPJ, opte por contratar um contador. Ele poderá realizar o serviço para você de maneira confiável e sem perder os prazos estipulados pela Receita.


Prazos para Declarar IRPJ 2020

O pagamento para o IRPJ pode ser trimestral. Nesse caso, a empresa pode realizar optar pelo pagamento nos meses de março, junho, setembro e dezembro. Já no caso de apuração anual, ela pode ser feita no dia 31 de dezembro na modalidade de Lucro Real.

✓ Veja também, como acessar os programas:

Se houver fusão de empresas, o prazo de entrega pode ser alterado. A data da fusão passa a valer para o IRPJ, bem como a data de cancelamento da empresa.

PRAZOS Como Declarar IRPJ

É importante se atentar aos prazos e informações corretas para o IRPJ para que a empresa não tenha que pagar multas e nem possa entrar para a malha fina da Receita Federal.


Dúvidas como declarar IRPJ 2020?

Para tirar dúvidas sobre como declarar IRPJ converse diretamente com a receita Federal, através dos canais de comunicação abaixo:

Se houver alterações sobre a declaração IRPJ 2020, informaremos no AQUI!

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

Como Declarar IRPJ 2020: Passo a Passo, Quem deve declarar?

Adicionar Comentário