Declaração MEI 2020: Imposto de Renda MEI, Como Declarar

Tanto para pessoa jurídica, como para pessoa física a declaração MEI 2020 irá depender da renda do ano anterior á declaração atual. É muito importante que o cidadão entenda como funciona o procedimento de declaração MEI 2020. Esteja atualizado, separamos as melhores informações para te ajudar a entender sobre esse assunto. Continue lendo o artigo!

Declaração MEI 2020

Declaração MEI 2020

Declaração MEI 2020

No momento em que o dono de uma empresa precisa pagar o Imposto de Renda para Pessoa Jurídica – IRPJ e a MEI, pode haver uma confusão entre os dois.

Isso acontece, porque o IRPJ 2020 e a MEI são representadas por uma única pessoa física. Mas, se o cidadão tem seu negócio e deseja torna-lo jurídico, será necessário criar a MEI.

Para isso ser possível, o cidadão deve solicitar o cadastro no MEI e pagar o DARF. É importante lembrar que a declaração MEI 2020 acontece através da declaração anual do Simples Nacional do MEI o DANS-SIMEI.

Declaração MEI

Imposto de Renda MEI 2020 para pessoa física

É importante que o cidadão Microempreendedor Individual, que faz parte da MEI e tem uma renda que vem da empresa, fique atento às regras para o Imposto de Renda MEI 2020 para pessoa física.

✓ Conheça as Mudanças na Declaração Imposto de Renda 2020

É muito importante estar atento, porque independente da declaração da pessoa jurídica – MEI, a pessoa física deve declarar seu Imposto de Renda. Não há uma junção de pessoa física e jurídica, o cidadão deve saber que ambas precisam estar de acordo com as regras.


Como declarar Imposto de Renta MEI 2020?

Não é complicado! Para realizar a declaração do Imposto de Renda MEI 2020 não será necessário instalar programa Imposto de Renda 2020. Você precisa ter acesso a internet e acessar a página do Simples Nacional, veja como funciona:

Site Oficial Simples Nacional

  • Procure a opção “cálculo e declaração”;
  • Em seguida, selecione o link da Declaração Anual Simplificada da MEI;
  • Agora, preencha o campo com o número do CNPJ;
  • Preencha o campo com os caracteres;
  • Preencha todos os dados solicitados;
  • Agora, informe todas as rendas e despesas do ano anterior.

Atenção: Faça a declaração do Imposto de Renda MEI, dentro do prazo estimado.

Atrasei a minha declaração MEI, e agora?

Em casos de atrasos na declaração MEI, o cidadão poderá receber uma punição. A mesma é aplicada em forma de multa. Veja:

  • Multa de até 20% do imposto;
  • O cidadão estará impedido de gerar o DARF;
  • O cidadão não poderá pagar o carnê para ficar em dia.

Com essa punição o cidadão não poderá dar continuidade a sua empresa normalmente. Uma das coisas que mudará, é que a empresa fica impedida para realizar financiamentos bancários. Até a situação ser corrigida, o cidadão terá que cumprir com sua punição.

Não deixe de ficar em dia com a declaração MEI, caso contrário terá muito estresse. E lembre-se que Pessoa física e pessoa jurídica são duas coisas diferentes. Você precisa fazer uma declaração nas duas, porque uma não anula a outra.


Declaração IRPF 2020

O cidadão precisa entender que de acordo com os bens que ele possui anualmente, a MEI ainda terá que ser declarada. Porque, a pessoa física não anula a pessoa jurídica. A declaração IRPF 2020, continua funcionando da mesma maneira para um empresário MEI.

Mas para outros trabalhadores há algumas mudanças, veja:

  • Lucros empresariais deverá ser declarado como uma renda MEI;
  • Existe uma isenção por parte dos lucros pelo empresário;
  • O empresário poderá declarar um percentual pré-definido sobre o valor inteiro dos lucros.

É importante o dono da empresa estar ciente dos seus deveres, assim não terá complicações.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 7

Declaração MEI 2020: Imposto de Renda MEI, Como Declarar

Adicionar Comentário