Lote Imposto de Renda 2020: Restituição, Datas e Consulta

As datas e informações sobre o lote Imposto de Renda 2020, simbolizam o pagamento da restituição feita pela Receita Federal. Dividida em seis lote Imposto de Renda 2020, de junho a dezembro. Entenda melhor como funciona essa devolução.

Lote Imposto de Renda 2020

Lote Imposto de Renda 2020

Entenda a importância do Imposto de Renda 2020

Válido há décadas no país e administrado pela Receita Federal, o Imposto de Renda 2020 é obrigatório. A ideia é que os trabalhadores brasileiros paguem uma parcela de seus ganhos anuais para o Governo Federal.

Para isso, os contribuintes devem realizar a declaração do Imposto de Renda informando quais foram os seus ganhos e os seus gastos. Quer dizer, mostrando o seu poder aquisitivo e indicando que pagou todos os impostos previstos em lei.

O processo de entrega da declaração é virtual, feito por meio de um programa desenvolvido pela Receita. Quem tiver dificuldade em preencher as informações, pode contar com a ajuda de um profissional da área contábil.

Tanto as pessoas físicas como jurídicas devem fazer o pagamento dessa taxa. Desde que obtenham ganho anual superior R$28.559,70. Esse é o processo obrigatório e visa indicar a legalidade dos bens dos contribuintes.


Como funciona o lote Imposto de Renda?

O propósito inicial do lote Imposto de Renda 2020 é devolver aos contribuintes o valor que pagaram à mais no momento de regularização do imposto.

Isso acontece porque conforme a declaração informa muitos gastos, representa que foi feita corretamente as deduções fiscais. Ou seja, o declarante indicou todos os seus gastos durante o ano, e não sonegou impostos.

Após análise, a Receita Federal dá descontos aos contribuintes que fizerem corretamente a dedução Imposto de Renda 2020, e devolve o dinheiro em lotes. O valor pode ser liberado de junho a dezembro do ano em que foi pago o imposto.

Como funciona o lote Imposto de Renda ?

Quem caiu na malha fina IR 2020, quer dizer, deixou de indicar algum bem, deve regularizar o imposto e receberá o pagamento da restituição.

Na edição de 2019, as considerações foram de pessoas que normalizam seus débitos com a Receita desde 2008 e se beneficiaram com o pagamento.

O valor depende de quanto o cidadão pagou de taxa, e ainda, da economia do país durante os últimos anos. Como explica uma matéria do portal Agência Brasil.

As restituições terão correção de 7,16%, para o lote de 2018, a 109,28% para o lote de 2008. Em todos os casos, os índices têm como base a taxa Selic (juros básicos da economia) acumulada entre a entrega da declaração até este mês.


Consulta lote Imposto de Renda 2020

Depois de enviar a declaração dentro do prazo e com todas as informações, a maior parte dos contribuintes busca saber se receberá a restituição. Para isso, deve realizar a consulta lote Imposto de Renda 2020.

Essa verificação é feita no portal da Receita Federal, via telefone na Central 146 ou nos aplicativos da organização disponíveis para Tablets e Smartphone.

Aprenda a seguir como consultar por meio do site:

  • Acesse o portal da Receita e na opção ‘Restituição’ selecione ‘Consulte a restituição’;

Consulta lote Imposto de Renda 2020

  • Preencha os campos solicitados, e para ter acesso a página selecione ‘Consultar’.

Consulta lote Imposto de Renda


Datas do lote Imposto de Renda 2020

Caso o seu nome esteja na lista de contribuintes que receberão a restituição, a próxima etapa é verificar quais as datas do lote Imposto de Renda 2020.

Os cidadão podem receber o valor dentro dos prazos de:

  • 17/06;
  • 15/07;
  • 15/08;
  • 16/09;
  • 15/10;
  • 18/11;
  • 16/12.

A quantia vai ser depositada na conta informada durante a declaração. Qualquer dúvida sobre esse processo, ou o não pagamento do lote, devem ser esclarecidos em uma agência do Banco do Brasil.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

Lote Imposto de Renda 2020: Restituição, Datas e Consulta

Adicionar Comentário