Mudanças na Declaração Imposto de Renda 2020: CONFIRA AQUI!

Foram anunciadas algumas mudanças na Declaração Imposto de Renda 2020. Para evitar transtornos e o perigo de cair na Malha Fina do Governo, entenda quais foram as principais mudanças na Declaração Imposto de Renda 2020 e como você pode ficar em dia com o leão.

Mudanças na Declaração Imposto de Renda 2020

Mudanças na Declaração Imposto de Renda 2020

As informações da Declaração Imposto de Renda 2020 serão cruzadas com o eSocial e com isso ficará mais fácil encontrar inconsistências.

Mudanças na Declaração Imposto de Renda 2020

A Declaração do Imposto de Renda é uma maneira que o Governo encontrou para saber se houveram inconsistências no desconto mensal do IR. Se no decorrer do ano, o trabalhador comum pagou impostos a mais em seus descontos, ele pode ser ressarcido desse valor.

Contudo, se ele pagou a menos, deve pagar os impostos que deve e ficar em dia com sua Declaração. Inconsistências nessa Declaração podem resultar em averiguação mais aprofundada das contas do profissional, a temida Malha Fina. Algumas mudanças na Declaração Imposto de Renda 2020 foram feitas. Fique atento!


Mudanças na Declaração IR inclusão do CPF dos dependentes

A obrigatoriedade da inscrição de CPF para dependentes no Imposto de Renda 2020 até o ano passado, era para crianças a partir de 12 anos de idade. Agora, com as mudanças na Declaração Imposto de Renda 2020, qualquer criança dependente do contribuinte, independente da faixa etária, deve ter seu CPF inscrito no IR.

Isso está de acordo com a instrução normativa n°1828, sobre o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), publicado pela RFB em novembro de 2017. A mudança vale também para bebês recém-nascidos.


Mudanças na Declaração IR 2020 alíquota efetiva

A posição da alíquota Imposto de Renda 2020 efetiva para o cálculo, será diferente a partir da próxima Declaração de IR 2020. Essa mudança não afeta necessariamente o contribuinte, mas ele deve ser informado que agora, a alíquota efetiva aparecerá ao lado dos valores de IR a pagar ou Restituição a receber.

Segundo a coordenadora de tributos IOB da Sage Brasil, Andrea Nicolini, “não houve nenhuma mudança na tabela progressiva, apenas na disposição dentro do programa”.


Declaração IR com ajuste dedução de gastos com empregado doméstico

Houve um ajuste IR 2020 em relação à dedução de gastos com empregados domésticos. Como existem variações do salário mínimo, esse valor afeta também os números da dedução: de R$ 1.171,84 caiu para R$ 1200,32.

Declaração IR com ajuste dedução de gastos com empregado doméstico

Para o ano de 2020 porém, especula-se que o valor dedutível de impostos para empregados domésticos deixará de existir. Se isso acontecer, o contribuinte perderá esse benefício fiscal. Se houver confirmação dessa informação e mudanças sobre como declarar empregada doméstica no Imposto de Renda 2020, avisaremos em breve.


Mudanças na Declaração IR 2020 informações sobre bens

Além das mudanças na Declaração Imposto de Renda apresentadas acima, foram feitas alterações referentes a veículos e imóveis. Ao preencher a Declaração, o contribuinte deverá apresentar documentos comprobatórios da compra ou venda de bens e direitos.

  • Se o bem adquirido for um imóvel, o contribuintes deverá informar dados como: data de aquisição, registro de inscrição em órgão público e no cartório área do imóvel;
  • Se o bem adquirido for um veículo, será preciso fornecer o número do RENAVAM – Registro Nacional de Veículo;

Além disso, a Receita também exigirá que o contribuinte informe o CNPJ da instituição financeira onde realiza suas transações e aplicações financeiras.


Mudanças da pensão alimentícia na Declaração

Infelizmente, segundo Andreia Nicolini, muitas pessoas se esqueciam de declarar a pensão alimentícia. Portanto agora, será incluso um campo para evitar que o esquecimento ocorra e que o contribuinte caia na Malha Fina.

Na coluna “Outros rendimentos”, o item “Pensão Alimentícia” foi incluído para que os contribuintes não se esqueçam desse dado importante.


Contato Receita Federal

Tem alguma dúvida sobre as mudanças na Declaração Imposto de Renda 2020? Consulte o órgão responsável junto a Receita Federal nos canais de comunicação abaixo:

Se houver atualizações sobre as informações relacionadas com as mudanças na Declaração Imposto de Renda 2020, avisaremos em breve.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Mudanças na Declaração Imposto de Renda 2020: CONFIRA AQUI!

Adicionar Comentário