Parcelamento Imposto de Renda 2020: Como Parcelar IRPF, Pagar

 Para os contribuintes do IRPF que estão com poucos recursos financeiros no momento, porém necessitam fazer a declaração e o pagamento do imposto, saiba que é possível fazer um parcelamento Imposto de Renda 2020. Este parcelamento Imposto de Renda 2020 é mais uma chance que a receita Federal está dando ao contribuinte para não ficar em dívida, portanto, se quer saber como solicitar essa opção, continue a ler este artigo!  

parcelamento Imposto de Renda 2020

parcelamento Imposto de Renda 2020

Imposto de Renda 2020 

O Imposto de Renda ou IRPF 2020, é cobrado todos os anos pela Receita Federal para milhares de brasileiros e estrangeiros que vivem no Brasil. 

Esse imposto nada mais é do que uma contribuição da própria renda que o contribuinte ganhou no ano anterior para a União, porém, é preciso que os cidadãos estejam dentro das regras de obrigatoriedade, para ter de fazer essa declaração e pagamento do imposto. 

✓ Veja mais informações sobre o IRPF 2020:

Como todos os anos várias pessoas acabavam por ficar sem condições momentâneas de pagar o IRPF 2020, foi decidido criar uma forma de parcelamento Imposto de Renda 2020.

Dessa forma, os contribuintes poderiam ter mais uma opção para fazer o pagamento do Imposto de Renda 2020 e assim evitar atrasos e até mesmo entrar em dívida. 


Diferença entre pagamento à vista e parcelado IRPF 2020 

Existem essas duas formas de efetuar o pagamento do Imposto de Renda, sendo ambas as formas de pagamento recomendadas, porém, variando de casos para casos. 

Veja abaixo a diferença e vantagens de cada uma: 

  • Caso o contribuinte escolha a opção de pagamento à vista, ele correrá menos riscos, pois pagará tudo de uma única vez, além de que este valor não será alterado pela taxa SELIC; 
  • Já o parcelamento, poderá sofrer alterações em cada uma das parcelas, pois os valores poderão ser alterados de acordo com a taxa SELIC; 
  • A opção de pagamento parcelado só poderá ser efetuada diante de instituições bancárias vinculadas e credenciadas pela Receita Federal; 
  • O parcelamento é feito exclusivamente por debito automático. 

Dessa forma, o mais recomendado para o contribuinte, é que se faça o pagamento do IRPF à vista, pois correrá menos riscos. 

parcelamento Imposto de Renda 2020

Porém, caso não possua uma condição financeira adequada para isso, é melhor optar pelo parcelamento Imposto de Renda 2020. 


Como parcelar IRPF 2020?

Caso você deseje optar pela opção de parcelamento Imposto de Renda 2020, saiba quem só será possível fazer essa escolha após toda a confecção do seu Imposto de Renda. 

✓ Quem procurou pelo parcelamento do IRPF, também viu:

Ao finalizar a sua declaração imposto de Renda 2020, antes de enviar o documento será ofertado para você as opções de pagamento à vista e a de parcelamento Imposto de Renda, basta escolher a que você deseja e enviar o documento. 

Pós isso, será gerado a você um carnê contendo todas as datas e valores que você deverá efetuar o pagamento de forma com que não sejam permitidos atrasos. 


Tabela parcelamento Imposto de Renda

Para os contribuintes que decidirem fazer o pagamento seguindo a opção de parcelamento Imposto de Renda 2020, saibam que existe uma tabela Imposto de Renda 2020 diferente para esse pagamento. 

Veja abaixo a tabela IRRF 2020:

Quota   Vencimento   Taxa de juros aplicável para pagamento no prazo  
1ª parcela ou quota única   29/04/2020   _  
2ª   31/05/2020   1%  
3ª   30/06/2020   Taxa Selic de maio + 1%  
4ª   29/07/2020   Taxa Selic acumulada (maio e junho/2019) + 1%  
5ª   31/08/2020   Taxa Selic acumulada (maio, junho e julho/2019) + 1%  
6ª   30/09/2020   Taxa Selic acumulada (maio, junho, julho e agosto/2019) + 1%  
7ª   31/10/2020   Taxa Selic acumulada (maio, junho, julho, agosto e setembro/2019) + 1%  
8ª   30/11/2020   Taxa Selic acumulada (maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro/2019) 

Com as alíquotas Imposto de Renda 2020 e as demais informações em mente, você deve escolher qual será a melhor forma de pagamento para você, se a forma de parcelamento Imposto de Renda ou a à vista. 

Porém, seja ela qual for, não deixe de pagar o seu imposto para assim ficar em dia com a Receita Federal e evitar futuras dores de cabeça. 


Onde pagar o parcelamento Imposto de Renda?

Para fazer o pagamento do parcelamento Imposto de Renda 2020 como dito acima, você deverá ir até uma agência bancária credenciada pela Receita Federal, pois não são todos os bancos que podem realizar o pagamento deste boleto.

O pagamento dessa forma parcelada do IRPF, pode ser feito nos seguintes locais credenciados:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Santander.
Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

Parcelamento Imposto de Renda 2020: Como Parcelar IRPF, Pagar

Adicionar Comentário